18 março 2012

7 passos para se reinventar antes de ir para um novo emprego

Executivo pensando

São Paulo – Você foi desligado ou pediu demissão do trabalho e está próximo de ir para uma nova companhia. Para evitar que os maus hábitos adquiridos no último emprego o acompanhem no novo trabalho, Adriana Zanni, diretora de RH da KPMG da América do Sul recomenda “virar a página”.

“É uma vida nova, o profissional deve avaliar o que não funcionou e tirar como lição, explica.
Para Marcela Butazzi, diretora da MB Coaching, é preciso, antes de tudo, entender os reais motivos que levaram o profissional a sair da empresa. “É muito fácil culpar os outros, sendo que o profissional talvez não tinha um bom relacionamento interpessoal com os pares e chefes”, afirma.
Confira as recomendações das especialistas:


1 Reflita sobre sua carreira
Para Marcela, o profissional deve aproveitar o momento e fazer uma reflexão sobre quais são suas competências, e se a insatisfação com o antigo emprego está relacionada com alguma insatisfação pessoal.
“Ao mudar de emprego, o profissional deve evitar essa sensação de que está fugindo de algo”, explica.

2 Liste os erros do último emprego
Adriana recomenda colocar no papel todas as atitudes ou projetos que não deram certo no antigo emprego. Essa prática evitará que o profissional cometa os mesmos erros na nova organização.
3 Elencar os atrativos do novo emprego
Para alavancar a carreira, as especialistas recomendam todos os aspectos que chamam a atenção do profissional na nova organização.
4 Atualize o plano de carreira
De acordo com Marcela, o profissional deve fazer as seguintes perguntas para si: “Que cursos eu gostaria de fazer? Quais são as novas possibilidades?”?
5 Invista no networking
Fazer uma pesquisa sobre os futuros novos colegas de trabalho pode ser um bom começo. “O networking por meio das mídias sociais pode ajudar e conversar com amigos que tenham contatos na empresa também”, afirma Adriana. Outra dica da especialista é ter curiosidade para fazer novos contatos profissionais.
6 Organize a vida pessoal
A tendência ao chegar ao novo emprego é do profissional dedicar mais horas ao trabalho, por isso uma boa administração do tempo, além de ser a chave da produtividade, é importante na opinião das especialistas. Aproveite este momento e faça um balanço das pendências, principalmente as pessoais.
7 Descanse
Para Adriana, qualquer desligamento, por mais amigável que seja, é desgastante para o profissional. Quer começar no novo emprego bem? Descanse. “Relaxar e se preparar emocionalmente é importante para um começo no emprego com foco”, diz.
fonte: exame
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/7-passos-para-reinventar-sua-carreira-antes-de-ir-para-um-novo-emprego?page=1&slug_name=7-passos-para-reinventar-sua-carreira-antes-de-ir-para-um-novo-emprego

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com o BLOG da Potens.