06 dezembro 2012

Revista CityPenha - Dezembro/12




Estamos chegando ao final de mais um ano, e geralmente nesse período paramos para refletir sobre as nossas realizações do ano que passou. Nesse momento também costumamos traçar as famosas promessas para o próximo ano, como mudar de carreira, emagrecer, ser promovido, enfim, promessas para nos deixarmos mais felizes. 

Mas como fazer com que essas promessas de final de ano, não caiam no esquecimento e virem frustrações mais tarde?

Renata Burgo, psicóloga e Coach dá algumas dicas simples e práticas, para realizar seus objetivos e superar seus limites: 

1 – Escreva seus objetivos
Quando escrevemos nossos objetivos em um papel, dizemos ao nosso cérebro que é importante a realização e nos comprometemos a alcança-los. 

Deixar seu objetivo somente na mente, por mais importante que seja, fará com que você se esqueça dele no decorrer dos dias e não priorize suas ações para concretizarem. Escreva seus objetivos em um lugar visível. Se possível, cole-o onde você possa ver constantemente. 

2 – Formule objetivos de forma positiva 
O que você quer conquistar? Muitas pessoas só sabem o que não querem para as suas vidas e isso pode fazer uma grande diferença para atingir seus objetivos. Formule e escreva o que você quer e não o que não quer. 

Liste (ou outro sinônimo) objetivos que dependam exclusivamente de você. 

3 – Tenha comprometimento com seu objetivo

Escreva também o porquê é tão importante realizar esse objetivo para você. Pergunte-se como você estará se sentindo se conseguir realizá-lo, e se não conseguir? 

Conscientizar-se das razões e importância que esse objetivo trará para você, o deixara com a certeza e o propósito de que ele precisa ser concretizado. Assim você ficará mais comprometido para busca-lo e fará toda a diferença quando as dificuldades começarem a aparecer.

4 – Faça um planejamento 
Para que consiga alcançar suas metas de forma concreta e clara é fundamental ter um bom planejamento. Formule seu plano de ação, considerando os pequenos passos e etapas para orientá-lo na busca desses objetivos. Quanto mais detalhes você conseguir colocar nesse plano, mais fácil você visualizará seu objetivo. Lembre-se que uma grande caminhada começa com um pequeno passo e um passo de cada vez. 

5 – Hora de Agir. 

Com o planejamento traçado, parta para a execução e compreenda que até os melhores planos falham se não houver a ação. Comece com pequenas ações diárias e realistas, que o leve cada vez mais perto da concretização de seus objetivos. Aja! Escreva o que você precisa fazer no dia para ir em direção a sua meta.

6 – Foque no que é importante

Aprenda a focar no que é importante. Distraímo-nos constantemente com os acontecimentos e é fácil sairmos do foco. Tente encontrar alguma forma que faça com que você se lembre diariamente do seu objetivo. A melhor força é você quem cria.

No final do dia, reflita o quanto você foi focado no que realmente importa e se a avaliação não for positiva, o que você pode fazer amanhã para concentrar os esforços. 

7 - Supere os Obstáculos

Persista todos os dias, sobre qualquer circunstância. Todos nós passamos por dificuldades nos planos, no entanto, a diferença é como reagimos aos obstáculos. Não se martirize com as adversidades no meio do percurso. Faça como as pessoas de sucesso, aprenda com os erros e mude suas atitudes para atingir melhores resultados. Você está no comando e pode decidir!

8 – Confie nos seus talentos 

Confiar em seus talentos é acreditar que você é capaz e que é possível realizar. Veja exemplos de pessoas que tinham condições adversas e desfavoráveis e conseguiram seus objetivos. Tenha pensamentos positivos. Isso fará toda a diferença. 

Mesmo que algumas circunstâncias não sejam favoráveis, pense em seus pontos fortes, suas fortalezas, qual é o seu diferencial? Todos nós temos algo de bom que conquistamos ou conseguimos, mas geralmente nunca paramos para analisar. Pense, esforce-se. 

Quando conseguir identifica-las pense em como essas virtudes poderão ajudá-lo a conquistar suas metas. Use os seus talentos ao seu favor. 

9 – Comemore

Comemore cada pequena conquista, cada pequeno passo. Isso lhe dará um sentimento de gratidão e mais força para atingir seu objetivo maior. 
A realização de um objetivo exige dedicação e persistência. Permaneça firme no seu propósito. 

Seja otimista! Pesquisas mostram que pessoas otimistas realizam facilmente os objetivos traçados, além de viverem com mais energia e disposição. 


Renata Burgo é formada em Psicologia e Pós-Graduada em Administração de Empresas com ênfase em RH, pela FAAP, com mais de 15 anos de experiência em todos os subsistemas de Recursos Humanos, ocupando posição de destaque em organizações multinacionais de grande porte. Atualmente, é proprietária da Potens Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Possui sólida vivência na área de desenvolvimento humano, é Life Coach, Professional Coach, Executive Coach, Bussiness Coach, Time Coaching & Leader as a Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pelo BCI -Behavioral Coaching Institute e reconhecida pelo ICC - International Coaching Council, possui Certificação Alpha Coaching. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com o BLOG da Potens.