11 janeiro 2013

Revista CityPenha - Janeiro/13




Férias, sem preocupações!
É possível se desligar das preocupações do trabalho e aproveitar as férias de forma prazerosas.  

As férias de verão finalmente chegaram!
E para você que trabalhou exaustivamente, cansou e praticamente disputou uma maratona no ano de 2012, elas são mais do que desejadas e merecidas.
Esse período de relaxamento é fundamental para a sua saúde, pois, é o período em que “cuida” de você e recarregar as energias para o próximo ciclo.  Pessoas descansadas são mais felizes, focadas, criativas e possuem maior facilidade de aprender novos conteúdos, do que pessoas estressadas.
Mais do que necessárias, as férias são garantidas por lei e você pode tirar 20 ou 30 dias.  O mais importante do que quantos dias de férias você terá é como você aproveitará esses dias com qualidade e prazer. 
Estar em férias e se preocupar com  o trabalho é pior do que se você estivesse trabalhando, pois, você está em outro lugar, mas, sua cabeça está no trabalho. Afinal não disfruta das suas férias, não age no trabalho e fica mais estressado do que quando estava em atividade. E, isso pode trazer vários danos a sua saúde, como dores de cabeça, gastrites, irritabilidade entre outros.
Férias sem culpas
Você é daqueles profissionais que saem de férias e não se desligam do ambiente de trabalho? Ficam pensativos, preocupados e até incomodados por não estarem lá?
Um dos motivos do qual as pessoas não conseguem se desconectar do trabalho é a insegurança e o medo de serem substituídas. No entanto, nenhuma pesquisa revela que as férias diminuem ou aumentam as chances do profissional permanecer na empresa.
Algumas dicas mostram que é possível
Para que você consiga repousar em paz durante esse período e não ficar com a sensação de que não descansou, é preciso planejamento. Acompanhe as dicas:
<!--[if !supportLists]-->1)      <!--[endif]-->Antes de Sair
Deixar as pendências pode te manter ligado nas férias, por isso, organize suas tarefas antes de sair. Prepare sua equipe, seu chefe e o profissional responsável por assumir suas tarefas nesse período. Faça uma lista de suas atividades e uma previsão do que pode ocorrer na sua ausência.
Quando as coisas fluem bem na sua ausência, é sinal de que o seu trabalho, foi bem feito antes de você sair. Tenha em mente que ninguém é insubstituível, por isso, relaxe e confie  em sua equipe.
No e-mail poste sua mensagem de férias, informe quem será o responsável pelas suas atividades nesse período e a data do seu retorno.
Desconecte
Desligue-se do celular, internet e redes sociais e, por mais difícil que possa parecer, tente não se relacionar com profissionais que estão trabalhando na sua empresa nesse período.
Não caia na tentação de ligar o computador para checar como andam as coisas no trabalho.
Planeje suas férias
Prepare sua cabeça para as férias e planeje seus dias de descanso com antecedência. O que você quer fazer, aonde e quando quer ir. Mas, também, saia da rotina e faça atividades diferentes.  Foque na diversão,  no descanso e afaste a sua mente do trabalho.
Seja moderado, você está em férias. Excesso ou nenhuma atividade durante as férias pode causar estresse. 
Faça coisas que realmente importam
Aproveite esse momento para encontrar amigos que você não tem tempo de ver e passar o tempo com familiares queridos. Divirta-se com eles!
Faça algo por você, priorize coisas que lhe dão prazer, mas, por ‘falta de tempo’ você tem adiado.
Mantenha o bom humor
          Mesmo que ocorra imprevistos e o planejamento falhe, mantenha o bom humor, afinal, você está em férias. Não deixe que as adversidades atrapalhem as suas férias, tenha um plano B e divirta-se. Use o bom humor e descubra oportunidades nos  imprevistos.
As férias são reservadas para o descanso e o lazer, por isso, o ideal é aproveitar esses dias com momentos de prazer e diversão!
Boas Férias!

Simplifique sua vida!


     Renata Burgo
           Formada em Psicologia e Pós-Graduada em Administração de Empresas com ênfase em RH, pela FAAP, com mais de 15 anos de experiência em todos os subsistemas de Recursos Humanos, ocupando posição de destaque em organizações multinacionais de grande porte.    
Como Coach, possui grande experiência na área e adquiriu diversas certificações nacionais e internacionais, pela Sociedade Brasileira de Coaching, pelo BCI- Behavioral Coaching Institute e ICC - International Coaching Council.
Empresária, palestrante e comentarista é especialista em comportamento Humano e dirige a Potens Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
É membro da Sociedade Brasileira de Coaching. 





http://www.citypenha.com.br/ed68/
http://www.citypenha.com.br/ed68/
páginas 14 e 15

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com o BLOG da Potens.