21 fevereiro 2013

Ética organizacional





Muito se fale em ´Ética” empresarial e profissional. Mas afinal, o que isso significa?
Conceito
A palavra ‘Ética’ vem do grego ethos e pode ser definida como aquilo que pertence ao caráter. É o conjunto de regras e valores que se refere à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal. (Aurélio).
A ética nos conduz a ideia de universidade moral e faz com que as pessoas tenham um comportamento adequado perante a sociedade. Sem ela, não teríamos regras, respeito, valores e caráter.
Código de Ética Empresarial
Seguindo esse raciocínio, podemos entender que a ética empresarial são valores e regras necessárias para a integridade e credibilidade organizacional. A ética empresarial é importante para orientar seus profissionais a agirem conforme condições primárias estabelecidas.
 As empresas estão se conscientizando do perigo iminente que representa a falta de ética para os negócios. Haja vista, os famosos casos de escândalos divulgados nas últimas décadas. No entanto, para que uma empresa seja considerada ética, é fundamental o comprometimento dos colaboradores com a questão.
Para não deixar espaço para variadas interpretações, as empresas estão investindo na confecção e divulgação do código de ética empresarial. Por ser um assunto subjetivo, cada empresa entende e dissemina seus valores de maneiras diferentes, no entanto, o ‘bom senso’ deve sempre prevalecer.

Ética Profissional
A Maioria das profissões regida por um Conselho Federal possui seu próprio Código de Ética. Contudo, todo profissional deve ser orientado pela conduta ética não escrita.
Ser ético se tornou indispensável para sobreviver nesse mundo corporativo. Na era em que as informações se cruzam e sua imagem ou nome são expostas instantaneamente na internet, sem você saber, preocupar-se com a sua reputação é essencial para quem quer ter uma carreira longa e respeitada.  
Empresas investigam com ex-empregadores e órgãos públicos a conduta ética dos profissionais que têm a intenção de contratar. Ser ético, não é uma opção e sim uma questão de caráter.
Atitudes impensadas ou mal intencionadas podem gerar grandes prejuízos para a organização e para a sua Carreira. Por isso, a ética deve sempre estar presente em suas ações.
Embora o comportamento ético não conste no seu currículo, ele será associado à sua identidade profissional.  Fique atento!

Um comentário:

  1. Proteja a sua documentação delicada com a Sala de datos virtual protegida iDeals que permite a troca de documentos corporativos com segurança.

    ResponderExcluir

Obrigada por contribuir com o BLOG da Potens.