03 abril 2013

Administradores.com - Abril/13

Mude sua vida, mude sua história

Não é o que acontece com você que importa e sim como você reage com o que acontece ao seu redor. 


Cada ser humano vê o mundo através de suas percepções e do seu olhar, com base naaprendizagem e nos hábitos desenvolvidos desde a infância, que são constituídas e cultivadas ao longo da vida.  Reagimos e interagimos com o todo, da maneira que aprendemos e assim vamos formando nossa essência, como seres humanos;
É fato que não podemos controlar o ambiente e o que acontece ao nosso redor, mas, podemos controlar nossos sentimentos, com relação a eles. Então, não é o que acontece com você que está em pauta e simcomo você reagecom o que acontece ao seu redor.
Reflita! Como você lida com os desafios e acontecimentos do seu dia a dia? Você foca nos erros e nas futuras consequências ou nos acertos e bênçãos? Geralmente você visualiza as adversidades como oportunidades ou prefere encarar a realidade como ela é pensando nos riscos e consequências que esse acontecimento pode lhe trazer?
Perceba qual é o seu foco, avalie seu último mês e analise para onde você direcionou a sua energia.


Você pode ser pessimista diante dos acontecimentos como uma forma de se proteger, antecipar-se aos problemas, conseguir ver os fatos com precaução e de uma maneira mais realista.
Ou otimista de forma serena e sensata, vislumbrando em cada evento ou dificuldade oportunidade de crescimento.
Acredito que ser otimista é a forma mais saudável, útil, funcional e prazerosa de olhar e interagir com o mundo.
O Otimista que falo não é viver no mundo de Pollyanna e brincar do ‘jogo do contente’ como conta o livro; até porque, esse otimista utópico pode ser perigoso e trazer certo ilusionismo arriscado; mas, o otimista realista, em que você controla o seu presente e cria o seu futuro engajando-se para ir em direção aos seus sonhos e vê em cada obstáculo oportunidade de desenvolvimento.
Sabemos que pessoas pessimistas são mais sujeitas a doenças crônicas como depressão, ansiedades recorrentes, ataques de pânico e fobias sociais do que comparada com pessoas positivas.
Mesmo você sendo um pessimista invicto, que acredita ser a melhor forma de viver e encarar a vida, a ciência explica e prova que pessoas otimistas são mais felizes, vivem melhores e mais tempo.
Razões de ser otimista:
Pesquisas realizadas pela Universidade de Yale, em Connecticut (EUA), constata que o otimismo pode prolongar a existência das pessoas que o praticam, tanto ou mais que outros fatores do estilo de vida recomendado pelos médicos. Outro dado interessante revelado pelo estudo mostra que a expectativa positiva em relação à vida é que determina o modo como você vive e vai envelhecer.
São incontáveis as vantagens e benefícios em ser uma pessoa mais otimista perante a vida. Estatísticas mostram que pessoas otimistas: 
·  São mais felizes – sentem alegria de viver e de estar em cada momento
·  São mais prósperas – acreditam no futuro e fazem as coisas acontecerem
·  São mais saudáveis –  revertem quadros clínicos  considerados  mais graves
·  São mais equilibradas – lidam e equilibram melhor a vida pessoal e profissional.  Reduzem consideravelmente o estresse e a ansiedade
·  São mais práticas e eficazes na resolução dos problemas - focam na solução e não no problema em si. Acreditam que os problemas são solucionáveis.
·  São bem sucedidas – enxergam as oportunidades, possuem mais chances de crescer e terem sucesso na vida pessoal e profissional.
Transformações possíveis:
Você pode mudar a sua vida basta querer e se esforçar. Sei que não é uma tarefa fácil, já que você pode ter vivido e pensado de forma pessimista por toda a sua vida, mas, à vontade e a persistência tem um poder mágico! É possível transformar a sua históriacriar oportunidadesfocar no que realmente importa e agregara mais leveza e sentido para a sua vida.  
O desejo da mudança é a primeira etapa para que você transforme a sua vida!
Abaixo, algumas dicas interessantes de como você pode começar essa bonita caminhada: 
Dicas para ser uma pessoa mais otimista:
·  Comece o seu dia bem preparado
Acorde todos os dias pela manhã e agradeça pelo simples fato de estar acordando. Sinta seus pés no chão e concentre-se nas bençãos e oportunidades que podem surgir! Faça e pense diferente!
Você pode fazer uma meditação à noite visualizando seu próximo dia de forma tranquila e prazerosa. Mesmo que você não tenha tido uma boa noite, reaja e decida começar bem o seu dia!
·  Tome a decisão de controlar seus pensamentos
É possível decidir como você pensa e reage!
Comprometa-se com a mudança e pense no que pode ser feito para agir de forma diferente. Como posso fazer para que o meu dia seja prazeroso?
Domine seus pensamentos e não deixe que as pessoas e circunstâncias controlem a sua vida.
·  Modele pessoas positivas
Observe pessoas positivas, pode ser um amigo, um parente otimista ou pesquise em documentários, internet, bibliografia. Comece a perceber como essas pessoas lidam com a vida, com os problemas e com as dificuldades. Imagine como essas pessoas reagiriam se estivesse no seu lugar. Com os seus problemas e suas dificuldades?  Isso lhe ajudará a abrir um leque de possibilidades.
·  Faça afirmações positivas
Falar, sentir e acreditar em coisas boas e alegres dá energia para viver e criar formas de contornar os problemas.
Evite pensamentos negativistas, inclusive sobre você mesmo. Trate-se bem! Pela manhã, fale três qualidades diferentes no espelho. Isso lhe trará força.  
·  Veja o lado positivo das coisas e das pessoas
Mude seu ângulo e analise o que tem de bom nas coisas e nas pessoas.
Observe as situações que são pouco favoráveis, veja-as de forma positiva e como você pode aprender com cada uma delas.
Fale bem das pessoas. Aprecie o lado positivo de cada uma.  
·  Concentre-se no presente e no futuro
Você não tem controle sobre o passado e pode relembrá-lo como um aprendizado o qual fará que o seu presente e futuro sejam diferente, mas, definitivamente, focar no que passou só serve para lhe trazer mais angústia e dor.  
Faça com que o dia de hoje seja o mais importante da sua vida, viva o hoje e crie seu futuro, concentrando-se no seu bem estar, nos seus sonhos e desejos. 
·  Conte suas bênçãos
Pare de reclamar das coisas que não tem e agradeça pelo que você já conquistou. Conte suas bênçãos diariamente e pergunte-se porque valeu a pena estar vivo.
·  Trace objetivos
Estabeleça objetivos e metas, é importante para que você tenha um senso de propósito e para se sentir feliz. O ser humano precisa ter consciência de que está evoluindo e que sua vida faz sentido, por isso, escreva-os em um papel e comece com pequenos objetivos que o deixarão ocupados.
·  Mexa-se
Faça exercícios físicos com frequência, quanto mais nos movimentamos mais nosso nível de serotonina (hormônio do bem-estar) aumenta e consequentemente nosso ânimo também.  
·  Aceite suas falhas
Todos nós somos suscetíveis a tropeços e erros, como diz o ditado, quem não erra não faz. E o desafio aqui é aceitar nossas imperfeições e não nos martirizar com eles.
Olhá-los como um aprendizado importante para o nosso crescimento pessoal e profissional.
Se você realmente quer mudar a sua vida: permita-se, experimente e persista nessas ações. E, se achar muito difícil passar por esse processo sozinho, procure ajuda!Existem excelentes profissionais no mercado que podem lhe auxiliar!
Simplifique sua vida!


http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/mude-sua-vida-mude-sua-historia/69697/

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com o BLOG da Potens.