05 abril 2013

Você realmente sabe o que é Coaching?


O processo de Coaching pode ajudar você que está sem tempo, que quer buscar novas oportunidades, quer aumentar sua renda, seu cargo, seu faturamento ou está desmotivado e sem forças para planejar e criar estratégias focadas.



E você, sabe o que é Coaching?
Muito ouvimos falar sobre o Coaching, você sabe o que é isso significa? Qual a diferença entre Coaching, Coach e Coachee?
Terminologia, de onde surgiu?
A expressão Coaching vem do Inglês medieval; a história conta que em meados do século XV a cidade de Kocs, na Hungria iniciou a produção de carruagens cobertas e confortáveis chamadas de Koczi. Durante muito tempo a analogia da palavra Coach (Koach) foi interpretada como transporte de levar algo de um lugar para outro.
No século XIX, a palavra Coach era utilizada nas Universidades da Inglaterra, denominando o tutor de uma pessoa, o qual era responsável por orientar os universitários com os estudos.
A terminologia foi incorporada pelo mundo dos esportes que denomina até hoje o Koach como um especialista que treina e desenvolve atletas para conquistar objetivos preestabelecidos.
Mas afinal, o que é Coaching?
Coaching é um processo de desenvolvimento humano, que tem como principal foco elevar os níveis de desempenho de pessoas, times e organizações, possibilitando aflorar novas competências e capacidade em um curto espaço de tempo. Sua metodologia é testada, certificada pelos que já se beneficiaram dessa prática e comprovada cientificamente por várias instituições internacionais.
Durante esse processo, o coachee toma ciência de seus recursos internos e capacidades, bem como de seus valores fundamentais, além de desenvolver um senso de propósito. É um processo de autoconhecimento, aprendizagem e ação, em que envolve revisões de crenças e aumento da autoconfiança.
De acordo com a Enciclopédia colaborativa Wikipédia, Coaching “é um processo com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curtos, médios e longos prazos, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas como, também, do reconhecimento e superação de suas fragilidades”.
Definições
Você sabe a diferença entre as palavras que norteiam o processo de Coaching, veja abaixo:
Coach – é o profissional certificado e especializado na evolução pessoal e profissional das pessoas.
Coachee – a pessoa que passa por um processo de Coaching, o cliente.
Coaching – é o processo de Coaching.


Benefícios do processo
Os benefícios dos processos de Coaching são inúmeros, tanto na vida pessoal como profissional; abaixo, no entanto, as pessoas que passaram por ele relatam que: 
  • Tornaram-se mais seguros e determinados
  • Conquistaram Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
  • Ampliaram seu estado de alegria e felicidade
  • Estabeleceram e conquistaram metas audaciosas.
  • Amadureceram emocionalmente
  • Adquiriram habilidades que elevaram seu nível de satisfação e realização
  • Implementaram mudanças positivas e duradouras
  • Superaram bloqueios a depressão,  apatia e angustia.
  • Desenvolveram novas competências.
Se bem trabalhado, o Coaching pode mudar de forma efetiva e sustentável qualquer aspecto da sua vida pessoal e profissional.


O que não é Coaching?
O Processo de Coaching tem sido amplamente utilizado, tanto pelas organizações como pelas pessoas que buscam melhores resultados. No entanto, esse processo, muitas vezes, é confundido com outras práticas. Vamos esclarecer quais são as grandes diferenças entre elas.
Terapia
A terapia lida com a saúde mental em busca de aliviar sofrimentos mentais ou propor cura emocional, já oCoaching trabalha com o crescimento, o desenvolvimento mental e a satisfação de futuras metas.
Aconselhamento (Counseling)
No aconselhamento, as respostas para as perguntas do cliente são dadas pelo conselheiro. Já no Coaching, oCoach estimula o Coachee a encontrar sozinho as respostas para suas perguntas, buscando-as em seu interior.
Mentoria  (Mentoring)
Mentoria ocorre quando um profissional sênior, considerado mais habilitado tecnicamente, atua como modelo para profissionais mais jovens. Tanto o Coaching como o mentoring trabalham com o foco no futuro, porém, a grande diferença entre ambos está na origem das soluções que oferecem ao cliente. No modelo Mentoria as soluções vem do mentor, enquanto no modelo Coaching as respostas vem sempre do coachee.
Consultoria
O Consultor oferece soluções para um ou mais problemas do negócio. Ele é um generalista, que lida com a organização como um todo e só afeta indiretamente cada profissional envolvido. O Coaching, por sua vez, concentra seu foco no profissional e não traz soluções prontas, mas, potencializa as capacidades do ser humano para que ele encontre essas soluções dentro de si.
Treinamento
No Treinamento, o instrutor transmite seus conhecimentos e habilidades para as pessoas através de estudos, experiências e ensinamentos. Comparando o instrutor ao Coach, podemos notar as diferenças entre ambos, já que esse último atua como facilitador de um processo de autoconhecimento, auxiliando seu cliente na tarefa de descobrir e maximizar o próprio potencial.
Será que realmente é de um Coaching que eu preciso?
Antes de contratar um processo de Coaching é importante responder algumas questões:
·  Você está satisfeito com sua carreira, seus ganhos financeiros, seu relacionamento, sua saúde?
·  Você está realizado em todos os aspectos de sua vida?
Se a resposta para alguma das perguntas anteriores for negativa, prossiga questionando-se:
·  Você procura soluções para esse descontentamento?
Se sim, o Coaching pode transformar a sua vida!
O grande guru da administração moderna, Peter Drucker já dizia que a melhor maneira de prever o futuro é cria-lo!

O processo de Coaching também pode ajudar você que está sem tempo, que quer buscar novas oportunidades, quer aumentar sua renda, seu cargo,  seu faturamento ou está desmotivado e sem forças para planejar e criar estratégias focadas.
Simplifique sua vida

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com o BLOG da Potens.