24 maio 2013

A Hora da Virada!


Oito passos para mudar de vida

Mudar de área é uma tarefa empolgante, desafiadora, mas que também exige preparação, sobretudo financeira. Mesmo com a nova carreira oferecendo boas perspectivas, no começo pode haver instabilidade na renda. Além disso, possivelmente o trabalhador deverá ter de fazer cursos para se especializar ou investir no novo negócio.

“O importante na transição é buscar o curso certo para não gastar tempo e dinheiro com apostas erradas”, diz a gerente de orientação de carreira do Grupo DMRH, Bruna Tokunaga Dias. Ter paciência até que a mudança comece a trazer retorno é outra recomendação. Em casos de arrependimento, diz Bruna, não há nenhum problema em tentar retornar à antiga área. “A pessoa precisa estar preparada para as perguntas nos processos seletivos, pois ela será questionada sobre isso. Não pode parecer que foi algo precipitado”, avalia.

Há empresas de recolocação profissional que oferecem assessoria em casos de mudança de área ou para montar um negócio próprio. A gerente de orientação diz que, no caso da DMRH, a assessoria inclui de 6 a 10 encontros, com valor de R$ 200 a R$ 600 por hora, dependendo do caso. Conheça a seguir oito recomendações para não enfrentar frustração na hora de mudar de carreira:

1. Tenha clareza dos seus objetivos antes de tomar qualquer atitude. Se possível, procure uma orientação de carreira profissional para elaborar um plano de ação adequado à sua realidade.

2. Procure conhecer a nova área e as possibilidades de atuação antes de tomar uma decisão como largar o emprego ou se matricular e investir tempo e dinheiro em formação.

3. Invista em uma formação coerente com os seus objetivos - não saia fazendo todos os cursos que aparecem pela frente.

4. Procure saber quem é o profissional visto como referência na área em que pretende atuar e como foi a sua trajetória, formação e dificuldades que enfrentou, bem como os seus diferenciais.

5. Tenha uma reserva financeira, pois qualquer mudança implica em uma fase de transição.

6. Faça um acordo no trabalho atual e com familiares e pessoas próximas sobre suas perspectivas e objetivos.

7. Acione a sua rede de contatos e relacionamentos para contar sobre seus novos desafios. Eles podem ser um grande apoio na sua nova empreitada.

8. Atualize suas informações do novo emprego em redes sociais, especialmente as voltadas para a esfera profissional, para que o mercado saiba da sua mudança de área.



Texto: Yolanda Fordelone

fonte: http://economia.estadao.com.br/especiais/hora-da-virada-na-carreira,201015.htm



Leia Também: 

Reavaliar a sua carreira é saudável

Depoimento de pessoas que mudaram radicalmente de carreira

Teste - Guia de Carreira

Descubra seus talentos, turbine sua carreira

7 passos para reinventar a sua carreira


Ouça:
PODCAST -Carreira


E simplifique sua vida!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com o BLOG da Potens.