02 maio 2013

Entrevista - Coaching para TDAHs com Luciana Fiel


A maior especialista no Brasil, em Coaching para TDAHs, Luciana Fiel, conta direto de Juiz de Fora, para o blog da POTENS como ela atua em prol de aumentar a qualidade de vida de seus clientes e familiares.
Ela também traz dicas interessantes para você identificar e lidar com pessoas que possuem esse transtorno.

Leia Também: 

O que é Coaching para TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade)?

O processo de Coaching para TDAH é vivenciado através de sessões com avançadas ferramentas de Coaching associados ao conhecimento, experiência e vivencia com o TDAH, potencializando a recuperação do portador e a auto percepção dos sintomas. O resultado é mensurável em cada sessão, através das tarefas definidas.

O processo de coaching é voltado apenas para o portador de TDAH?

Sabemos que o TDAH é um transtorno que envolve emocionalmente toda a família, dessa forma o treino parental e as estratégias curriculares escolar fazem toda diferença na aceleração dos resultados. O processo envolve portador e família, e a escola, quando o portador é criança ou adolescente.


Como é realizado a ATUAÇÃO DO COACH NA FAMILIA?

O Coaching Familiar tem como objetivo a observação do comportamento familiar, diagnóstico do ciclo inoperante e modificação através de estratégias e orientações educacionais e comportamentais.
A escolha de quais estratégias e/ou técnicas que serão usadas deve ser feita a partir das características de cada portador, da família e do ambiente em que vive, além da faixa etária.
É um desafio os pais lidarem com estas crianças e adolescentes, por isso é indicado Orientação e Treinamento Parental para melhor entendê-los além de obterem apoio e compreensão e conseqüentemente receberem treinamento acerca de habilidades de manejo destas crianças em casa.


Quais as ferramentas e técnicas devem ser mais utilizadas pela família?

Procedimentos de reforço positivo que incluem elogios, privilégios ou pontos simbólicos que podem ser trocados por prêmios ou gratificações além de perguntas no lugar de comandos. Valorizamos também as sanções por reciprocidade.
No caso de adolescentes as estratégias sugeridas aos pais são: estabelecer a negociação, envolver o adolescente da tomada de decisão quanto a negociação, ser firme, manter uma boa comunicação, monitorar o comportamento procurando manter estrutura e organização.


Quais os comportamentos devem ser evitados pela família?

Crianças que constantemente são advertidas, criticadas ou punidas acabam apresentando baixa autoestima, inabilidade nas relações interpessoais e mostram-se desencorajadas a concluir tarefas e a atingir objetivos. Punir e exigir só agrava a situação.

Quais são os resultados do processo de coaching para TDAH para um portador?

 O portador de Déficit de Atenção e Hiperatividade aprende a identificar e priorizar um foco, definindo como objetivo inicial, minimiza a procrastinação – fazer o que precisa ser feito, acompanha os resultados desejados, alinha valores, potencializa recursos internos e externos, decodifica as crenças limitantes e fortalece as crenças fortalecedoras, elimina os sabotadores, modela e implementa estratégias de sucesso como organização e otimização do tempo, comunicação e planejamento.
Outro fator importante é ampliar a força de persistência. Muitos são os casos de separação e subemprego que os portadores vivenciam.


Como é realizado o processo de coaching para TDAH?

As sessões de Coaching podem acontecem presencial ou à distância em uma periodicidade semanal, quinzenal, mensal e também na modalidade de “Day Coaching” dependendo do desenvolvimento individual, com uma duração de 1 a 2 horas. De uma sessão para outra é definido uma atividade ou tarefa a ser executada, para que ele possa desenvolver disciplina, promover a mudança de comportamento e novos hábitos que favoreçam o alcance do seu objetivo. Junto as sessões é desenvolvido também o diário de bordo uma técnica diária de reforço positivo.

O que diferencia o processo de Coaching da Terapia?

O Coaching é uma ação orientada, com foco nos objetivos a caminho do futuro, com base em uma mudança do comportamento. A diferença entre o Coaching e Terapia é muito simples. O Coaching é pragmático, objetivo, planejado, visa um alvo determinado e opera a partir do pressuposto de que você já possui os recursos que precisa, faltando apenas alguém para ajudar a acessar estes recursos. Por focar em objetivos específicos, é muito mais eficiente do que qualquer abordagem terapêutica, proporcionando logo nas primeiras sessões, visíveis resultados.

Quem é Luciana Fiel?

  • Luciana Fiel é uma profunda conhecedora sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, (TDAH). Atua com Famílias, Executivos, Empresários e Profissionais com TDAH. Luciana é reconhecida como uma das maiores autoridades sobre Coaching Pessoal, Profissional e Familiar para crianças, adolescentes e adultos com Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
  • Autora com Paulo Mattos e Sérgio Bourbon, Psiquiatras, membros da ABDA do videocurso e livro “A Criança e o TDA/H Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade”.
  • Autora do livro “O líder que existe em você”.
  • Associada a ABDA – Associação Brasileira do Déficit de Atenção/Hiperatividade. Há 12 anos pesquisa, estuda e trabalha com a Metodologia Coaching para TDA/H. Palestrante de Congressos Internacionais sobre o assunto.
  • Criadora do Método “Coaching Pedagógico”.
  • Licenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching, única no Brasil autorizada a utilizar conceitos, técnicas e metodologias desenvolvidas por Brian Tracy, uma das maiores autoridades em coaching do mundo.
  • Mestre em Família e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Viçosa MG.
  • Formação em Programação Neurolinguística.
  • Formação em ENEAGRAMA.
  • Pós-graduada em Educação Novos Paradigmas pela Faculdade Pitágoras BH/MG.
  • Graduada em Economia Doméstica com especialização na Área de Família e Desenvolvimento Humano, especificamente em Comportamento na Educação Infantil.
  • É fundadora e diretora presidente de A Ciranda Desenvolvimento Humano, instituição que atua em serviços de desenvolvimento do potencial humano.
  • Palestrante. Master Coach. Educadora. Escritora.
Contatos:
(032) 8895.4606

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa este trabalho de Coaching para TDAH, penso que vai beneficiar muito a sociedade que esta carente de métodos para tratar esses transtornos.

    ResponderExcluir

Obrigada por contribuir com o BLOG da Potens.