11 junho 2013

Sentimento de Culpa, como você lida com ele?


Sentimento de culpa, como lidar com ele?
Vivemos em um mundo que pessoas consideradas bem sucedidas e realizadas, são super-humanas, perfeitas física e emocionalmente. Acompanhar esse parâmetro de excelência social, em que o desejo da perfeição se tornou obsessão, é uma tarefa difícil e muitas vezes utópica. Inclusive para nós mulheres que exercemos diversos papéis na sociedade e conciliar filhos e carreira é um dos grandes dilemas dos dias de hoje.
Mas, é insano pensar que podemos estar alinhados ao ‘aceito’ o tempo todo, mesmo porque o bom e o correto geralmente são subjetivos e mutáveis. Cometemos deslizes com certa frequência e usualmente sentimos culpa por não nos adequar a esses princípios impostos.  Sentimos culpa por não estarmos com nossos filhos, não ter uma carreira de sucesso, comer muito, comportamentos ou falas inapropriadas e  daí em diante.
Não bastassem as culpas clássicas, temos uma nova angústia tomando grande força no mercado mundial, a culpa da desinformação. Sofremos por não acompanhar os noticiários do dia ou as tendências da nossa área de atuação.
Naturalmente saudável todo ser humano, dotado de uma estrutura psíquica adequada, sente culpa; pessoas que sofrem de transtornos psicopatológicos são imunes a esse sentimento e perigosas para a sociedade.
A culpa pode ser interpretada como benéfica desde que auxilie na convivência social e seja o impulsionador para o crescimento humano. No entanto, valorizar demasiadamente suas falhas, erros e imperfeições podem fomentar sentimentos de insegurança, inferioridade e incompetência, trazendo um peso emocional doloroso e avassalador. 
A Culpa e as Pessoas:
Pessoas que são norteadas pelo sentimento de culpa geralmente possuem autoestima baixa e acreditam não merecer os triunfos da vida. Cobram-se muito, possuem uma preocupação excessiva com a opinião dos outros e se auto sabotam, como uma forma de punição.
Quem sente culpa, sente-se culpado de sentir essa culpa!
É possível sim, conviver melhor com esse sentimento.
O primeiro passo é: Pergunte-se e reflita:
- Estou fazendo o meu melhor dentro da minha realidade?
- Tenho como fazer de outra forma?
Para que você possa administrar a culpa, fazendo com que ela trabalhe ao seu favor é importante que você:
1)    Valorize seus talentos
Faça uma lista dos seus principais talentos, escreva-os no papel e pense como eles podem ser utilizados e melhor aproveitados no seu dia a dia.
2)    Aceite suas imperfeições
Todos cometemos erros.  Qual é o foco que você está dando para o erro? Encarando-o como aprendizado e desenvolvimento ou se ‘chicoteando’, transformando-o em maior do que ele é?  Assuma seus erros e tente se superar, melhorar a cada dia. O erro é natural e quem não erra não faz! 
3)    Peça Perdão
O perdão é importantíssimo para você se livrar da energia negativa que reprime a sua vida.  O ato de perdoar tem tudo a ver com você e nada a ver com o outro. Perdoe com o coração e se liberte para o novo! Mas, perdoar a si mesmo é tão importante quanto perdoar os outros.
4)    Persista
Apoie-se em suas conquistas e não em seus fracassos. Insista, persista, lute, foque na mudança e no seu bem-estar. O fracassado não é aquele que erra e sim aquele que desiste! Acredite que você merece e vá buscar o que deseja.
5)    Apoie-se na fé
Independente da sua religião ou crença a fé é um importante aliado nessa caminhada.
6)    Procure ajuda profissional
Acha difícil fazer isso sozinho?
Procure ajuda profissional. Existem excelentes psicólogos, coachs e terapeutas que podem lhe ajudar nessa questão.
É importante que você aprenda com a experiência e se comprometa com a mudança!
Simplifique sua vida!
 


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com o BLOG da Potens.