03 agosto 2013

Você sabe a diferença entre coaching e outras práticas?

O Processo de Coaching tem sido largamente utilizado, tanto pelas organizações como pelas pessoas, que buscam melhores resultados. No entanto, esse processo, muitas vezes, é confundido com outras práticas. Vamos esclarecer quais são as grandes diferenças entre elas:







Aconselhamento (Counseling)

No aconselhamento, as respostas para as perguntas dos clientes são dadas pelo conselheiro. Já no Coaching, o Coach estimula o Coachee a encontrar, por si só, as respostas para suas perguntas, buscando-as em seu interior.




Terapia 
A Terapia lida com a saúde mental, na busca de aliviar sofrimentos mentais ou propor cura emocional, já o Coaching trabalha com o crescimento mental e a satisfação de metas futuras. 


Mentoring
Mentoring ocorre quando um profissional sênior, considerado mais habilitado tecnicamente, atua como modelo para profissionais mais jovens.
Tanto o Coaching como o Mentoring trabalham com o foco no futuro, porém a grande diferença entre ambos está na origem das soluções que oferecem ao cliente. No modelo Mentoring, as soluções vem do mentor, enquanto no modelo Coaching, as respostas vem sempre do coachee.




Consultoria
O consultor oferece soluções para um ou mais problemas do negócio. Ele é um generalista, que lida com a organização como um todo e só afeta cada profissional indiretamente. O Coaching, por sua vez, concentra seu foco no profissional e não traz soluções prontas, mas potencializa as capacidades do ser humano para que ele encontre essas soluções dentro de si.

Treinamento
No treinamento, o instrutor transmite seus conhecimentos e habilidades para as pessoas através de estudo, experiência e ensinamento. Comparando o instrutor ao Coach, podemos notar as diferenças entre ambos, já que este último atua como facilitador de um processo de autoconhecimento, auxiliando seu cliente na tarefa de descobrir e maximizar o próprio potencial.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com o BLOG da Potens.