24 janeiro 2016

Carreira internacional não significa somente ir morar no exterior

O que quero dizer com isso? Que quando falo sobre carreira internacional (leia outros artigos que escrevi sobre esse tema aqui) não me refiro apenas sobre oportunidades fora do país, mas também de possibilidades de emprego que são oferecidas por empresas multinacionais já fortemente solidificadas ou por organizações que estão chegando para se estabelecer e iniciar seus negócios no Brasil.

O que vale mesmo é a máxima da globalização que as empresas estão focando cada vez mais: "pensamento global, ação local". As empresas estrangeiras com negócios no Brasil têm uma carência enorme de conhecimento sobre o mercado local, a cultura, o consumo, as regras do jogo. E como elas não têm tempo para evoluir naturalmente na curva da experiência, fazem de tudo para acelerar esse processo. É exatamente aí que entra a vantagem competitiva dos profissionais brasileiros.
As dificuldades e as barreiras impostas pelo governo federal na emissão de vistos de trabalho e concessões temporárias de permanência a estrangeiros vão diretamente ao encontro do aumento da demanda de empresas internacionais no Brasil por profissionais com esse mindset. 

Uma dica interessantes é ficar atento aos processos de seleção dessas empresas antes da publicação oficial de vagas disponíveis, já que novos investimentos, fusões e aquisições são anunciadas normalmente com antecedência. Busque as empresas e ofereça seus serviços de forma proativa. Destaque suas vantagens competitivas, os resultados e os conhecimentos do mercado independentemente de ser ou não proficiente em língua estrangeira (por outro lado, NUNCA deixe de investir em idiomas). Mas a consciência que quero trazer é que certamente é mais barato contratar um bom intérprete no mercado do que contratar um bom gerente comercial, financeiro ou técnico especialista, por exemplo. E se você reunir as capacidades técnicas de uma função plus proficiência no idioma exigido, tenha certeza que o sucesso é certo, ponto para você!
O que acha desse tema? Comente, compartilhe o link!
Sou uma Psicóloga apaixonada por relações humanas e uma Coach Generativo em formação. Atuei como Consultora de Recursos Humanos por muitos anos em empresas multinacionais de grande porte como Grupo Saint-Gobain e Avon Cosméticos. Hoje, moro na Alemanha e dedico meu tempo orientando profissionais que buscam novos horizontes no mercado de trabalho (nacional ou internacional).
Contato:
Skype: margaretesoares5
Whatsapp: +49 157 507 79726

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com o BLOG da Potens.