01 fevereiro 2016

Reflexoes de uma Consultora de Carreira

3 pontos que são desconsiderados quando se pensa numa carreira global


1) FALAR OUTRO IDIOMA FLUENTEMENTE NÃO É UM DIFERENCIAL, O QUE MUDA É O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ELE
Antigamente quem dominava um idioma internacional era considerado um profissional com grande diferencial. Felizmente, muitas pessoas já dominam fluentemente o inglês ou o espanhol. Mas os que não falam estas línguas não estão fora do mercado. O que alterou foi à forma de entendimento e a quantidade de oportunidades disponíveis no mercado. É relevante potencializar as suas habilidades na língua estrangeira, mas nunca se limite por conta de uma possível falta de domínio sobre a língua. Se você possui uma área de formação, a língua é um meio de avançar na carreira e não o fim.

2) NADA NUNCA SUBSTITUIRÁ AS EXPERIÊNCIAS REAIS
Nada substituirá a experiência vivenciada no mundo real. Uma dica: aproveite as oportunidades de viagens internacionais para conhecer mais do setor que você atua. Além de puro turismo no destino escolhido, procure incluir na sua programaçao uma visita a empresas que você admira ou simplesmente investigar a opinião dos moradores sobre sua área de trabalho (em alta, em baixa, em expansão...). É fantástico aproveitar as oportunidades fora do Brasil para potencializar o seu currículo, adquirir experiência e aumentar suas habilidades interculturais.


3) ATIVO NO PERFIL VIRTUAL
Hoje as informações pessoais e profissionais circulam quase que livremente pelas redes sociais, mas cuidado com o que você posta. O mundo virtual está a cada dia mais interligado com o mundo real. Mesmo sabendo que o Linkedin não é tão popular no Brasil quanto em outros lugares, como Estados Unidos e Europa, é preocupante o pouco investimento e, principalmente, o cuidado com a construção de uma estratégia séria e comprometida de marketing pessoal que temos visto por aqui... #ficaadica.

Você já está pronto para aproveitar as oportunidades e construir sua carreira global? Reflita sobre suas vantagens competitivas e não esqueça que tem muitas empresas no Brasil ou vindo de fora que precisam de profissionais qualificados. Informe-se!

Compartilhe o link com quem possa interessar!

Margarete Soares

Sou uma Psicóloga apaixonada por relações humanas e uma Coach Generativo em formação. Atuei como Consultora de Recursos Humanos por muitos anos em empresas multinacionais de grande porte como Grupo Saint-Gobain e Avon Cosméticos. Hoje, moro na Alemanha e dedico meu tempo orientando profissionais que buscam novos horizontes no mercado de trabalho (nacional e internacional).
Contato:
Skype: margaretesoares5
Whatsapp: +49 157 507 79726

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com o BLOG da Potens.