Entrevista - Junia Bretas

Para inaugurar o nosso novo site, a POTENS entrevistou a Palestrante, Conferencista, Advanced Trainer e Master Practitioner em PNL, considerada a revelação no mundo empresarial: Junia Bretas

Ela fala sobre como passou em primeiro lugar no Concurso do Ministério Público Estadual e como a Programação Neurolinguistica foi fundamental nesse processo.

Confira: 


Potens:Como surgiu o seu interesse pela P.N.L?
Junia Bretas:  Descobri a PNL em meados de 2007 quando precisava passar em um Concurso Público no qual havia apenas 1 vaga disponível. Nunca havia passado em primeiro lugar em nada na vida, portanto, decidi buscar ferramentas aptas a me proporcionar a autoconfiança e motivação necessárias para que eu me inscrevesse. Estudar e aplicar a PNL em minha vida me ajudou a passar em primeiro lugar pela primeira vez na vida em um Concurso Público e a me tornar um ser humano melhor em aspectos extremamente relevantes (vida pessoal e profissional), desde então decidi que falaria sobre essa ferramenta tão eficaz para o maior número de pessoas possível.

Potens:  Mas o que é P.N.L?
Junia Bretas:
  • PROGRAMAÇÃO = é a instalação de um plano ou procedimento;
  • NEURO = se refere ao cérebro;
  • LINGUÍSTICA = se refere à linguagem (verbal e não verbal)
Assim sendo, PNL é o estudo de como a nossa linguagem verbal e não verbal, pode programar e reprogramar nosso sistema nervoso. Em outras palavras: É um estudo sobre a EXCELÊNCIA HUMANA, nele você encontra teoria e prática para se tornar excelente em TODOS os aspectos da sua vida. Nossa mente não vem com um manual de instruções, a PNL se propõe a ser esse manual!

Potens: Como a PNL pode me ajudar a melhorar a minha vida pessoal e profissional?


Junia BretasEstudando Programação Nerolinguística você pode aprender:
  • a lidar com seu instrumento mais importante: sua mente (funcionamento consciente e inconsciente);
  • a lidar com os mais variados tipos de pessoa através da percepção da linguagem verbal e não verbal, desenvolvendo habilidades de persuasão, liderança, resolução de conflitos e motivação;
  • a eliminar as autossabotagens psicológicas;
  • a programar e reprogramar crenças de modo a alavancar sua vida pessoal e profissional;
  • a instalar o seu novo comportamento saudável e fortalecedor em sua estrutura subjetiva mental, fazendo com que haja uma rota segura em sua mente inconsciente através de diversas técnicas.
  • a se conhecer e administrar os recursos disponíveis (físicos, emocionais e mentais) para alcançar mais rapidamente seus objetivos;
  • a reconhecer e utilizar a seu favor as funções das emoções que atualmente mais engessam nossa vida pessoal e nossa carreira: ANSIEDADE, ANGÚSTIA, DEPRESSÃO, PÂNICO, MÁGOA, DECEPÇÃO, MEDO e RAIVA.
O objetivo da Programação Neurolinguística é a transmissão, de maneira fácil e acessível de tecnologias e ferramentas extremamente úteis à CAPACITAÇÃO do ser humano no setor pessoal e profissional. Sempre visando a EXCELÊNCIA e uma maior qualidade de vida e de trabalho.

Palestra de Junia Bretas
Potens: Você passou em 1º lugar no concurso para Servidores do Ministério Público de Minas Gerais, como a PNL lhe ajudou?
Junia Bretas:  A PNL foi crucial, afinal é uma ferramenta que além de melhorar nossa capacidade de concentração, memorização, melhora de forma intensa nosso autocontrole, nossa autoconfiança e nos ajuda a desenvolver bons hábitos.
Sempre me perguntam em relação a PROVAS E CONCURSOS e eu sempre falo o seguinte: saber o que fazer a gente sempre sabe, a questão é fazer o que sabe.
Vou passar algumas dicas que foram extremamente valiosas para mim na época em que estava estudando para o concurso público que eu passei EM 1º LUGAR. Você pode ter mais qualidade de vida e de estudo se:
  • Cuidar de você como um todo;
  • Cuidar do sono: por que quando dormimos bem nossa capacidade de memorização melhora, nosso raciocínio e nosso humor;
  • Cuidar da sua alimentação: é muitooooo importante encher seu corpo de ótimos nutrientes vindos das frutas, vegetais, castanhas e nozes, para que seu cérebro funcione melhor e seu corpo seja um aliado na busca dos seus objetivos, uma alimentação correta faz bem ao seu físico e à sua mente. 
    Procure ler sobre nutrição, um bom livro é: "VOCÊ É O QUE VOCÊ COME" (Dra.Gillian McKeithby); tem muita dica de alimentação para melhorar raciocínio, memória etc
  • Cuidar da sua mente: Estudar sim, muito e sempre atento aos seus limites, você deve decidir como é melhor estudar, em qual horário e em qual intervalo! 
    Você deve observar se rende mais de manhã, de tarde ou de noite, quanto tempo você aguenta estudar sem parar, se você precisar de intervalos entre os estudos... Você deve observar, não tem uma regra! 
    O que é preciso é ter disciplina, a partir do momento que você percebeu que prefere estudar ,por exemplo, de tarde, 3 horas seguidas, fazer um bom lanche e depois voltar a estudar mais 2 horas, você deve fazer isso todos os dias então para q isso se torne um HÁBITO.
    Quando nossas ações se tornam hábito as cumprimos com mais facilidade, quase que automaticamente! Após 21 dias a atitude nova se torna um hábito, seu cérebro aprende a habilidade, porém se você deixar de praticar essa nova habilidade (por exemplo a habilidade de estudar 6 horas por dia), você a desaprende em 21 dias também... Estudar PNL é tão importante por isso, a gente aprende a lidar com o nosso cérebro, a lidar com a gte mesmo!
  • Praticar a BIBLIOTERAPIA: ler livros para te ajudar nesse processo e na sua vida como um todo:
    • PODER SEM LIMITES (Anthony Robbins),
    • COMO PASSAR EM PROVAS E CONCURSOS (Willian Douglas),
    • A LEI DA ATRAÇÃO - O SEGREDO COLOCADO EM PRÁTICA (Michael J. Losier - PhD em PNL - Programação Neurolinguística).

    • Eu segui bastante esses 3, principalmente o último que tem execícios para você atingir sua meta! Todos eles falam de PNL!
Potens: Que dicas você daria para as pessoas inseguras e que se incomodam excessivamente  com a opinião dos outros?


Junia Bretas:  Quando seu ponto de referência está fora de você mesmo (na opinião alheia por exemplo) significa que você não desenvolveu habilidades essenciais à construção de uma autoimagem bem sucedida, isto é um indício de que lhe falta autoconhecimento, autoconfiança e em um nível mais profundo AUTOAMOR (conceito o qual desenvolvi e em breve será difundido meu livro), o autoamor transcende à autoestima.


O "analfabetismo emocional", na minha opinião é recorrente em nossa sociedade, afinal, não aprendemos muito acerca das nossas emoções nas escolas tradicionais, apenas desenvolvemos nosso intelecto! Cabe a nós mesmos buscar conhecimento e ferramentas capazes de eliminar esse "analfabetismo emocional" e em minha opinião a PNL é a melhor delas.

A melhor e maior habilidade a ser aprendida é a habilidade de lidar muito bem com a ÚNICA pessoa capaz de mudar sua vida: VOCÊ MESMO

Como Fazer isso? Investindo tempo, dinheiro e dedicação no seu aperfeiçoamento emocional, seja através de um tratamento terapêutico, da biblioterapia (lendo o máximo de livros sobre o assunto), da participação em palestras, workshops e treinamentos sobre PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA.
Quando tais habilidades estiverem bem desenvolvidas em seu sistema mental/emocional a opinião alheia será meramente a opinião alheia.

Contatos de Junia Bretas